top of page

Passo-a-passo para ter uma horta em casa


Ter uma horta em casa não apenas proporciona alimentos frescos e saudáveis, mas também traz benefícios à saúde pois é uma atividade gratificante que nos conecta com a natureza e com o ciclo de crescimento das plantas. E a boa notícia é que não é necessário ter um quintal ou varanda grande para ter sua própria hortinha em casa! Já lhe mostramos quais os melhores temperos para se ter em casa e agora trazemos esse passo-a-passo sobre como ter sua própria hortinha.


Passo 01: Escolher o local para sua hortinha

O primeiro passo para ter sua própria horta é escolher o melhor local para ela. O ideal é que o local tenha uma boa incidência de luz (cerca de 4hr/dia), além de disponibilidade de água e fácil acesso. Cozinha e varanda são boas opções! Lembre-se, a recomendação é que sua hortinha seja voltada para o norte, assim a luz do Sol será melhor aproveitada.


Passo 02: Escolher o que plantar

A escolha das espécies de plantas para se ter na sua horta varia de acordo com o espaço que você tem disponível. Caso tenha um espaço reduzido, pode aproveitá-lo plantando temperos! Aqui na nossa página temos um post sobre o assunto! Já se você tiver um espaço maior disponível pode plantar algumas hortaliças como alface, beterraba, pepino, abobrinha e espinafre!


Passo 03: Escolher os vasinhos para as plantas

Um passo muito importante é a escolha dos vasos para sua hortinha, ela precisa ser de acordo com o espaço disponível e com a espécie escolhida. Vasos pequenos para espécies maiores podem comprometer o crescimento da sua plantinha. Em espaços menores dê preferência para vasos pequenos e jardineiras, já em quintais podemos ter até mesmo utilizar canteiros para a horta.



Passo 04: Vamos ao plantio!

É necessário seguir as recomendações de plantio para cada espécie. Contudo, o ideal é sempre misturar a terra com um composto orgânico, em seguida posicione bem sua muda ou semente e cubra com a terra adubada. A rega adequada também é crucial para o crescimento e desenvolvimento da planta, então é preciso manter uma frequência de rega, mas com cuidado para não encharcar sua plantinha! Siga sempre as necessidades de cada espécie.


Passo 05: Cuidados com a hortinha

Agora que sua hortinha já está bem instalada é importante se lembrar dos cuidados com ela. Ter uma horta em casa é simples porém exige uma dedicação, por isso cultive seus alimentos com carinho! Mantenha a terra bem adubada e fuja de pesticidas e inseticidas muito agressivos, prefira sempre soluções naturais como citronela.


Criar uma hortinha em casa é uma experiência gratificante e incrível. Com esse passo a passo, você está pronto para começar sua própria jornada na jardinagem. Aqui na RCJr oferecemos planejamento agrícola e toda montagem da sua horta em casa a preços acessíveis para te ajudar nessa jornada!

Aproveite a oportunidade de cultivar alimentos frescos, saborosos e saudáveis na sua própria casa e compartilhe a alegria da jardinagem com amigos e familiares!

 

0 comentário

Kommentare


bottom of page