top of page

IMPLANTAÇÃO E

Recuperação de Pastagens

A introdução de áreas de pastagens é uma das técnicas mais rentáveis, simples e muito utilizada por pecuaristas para fornecer alimento para os seus animais. Dessa forma, a recuperação dessas áreas pode melhorar a eficiência da produção, permite a reutilização de áreas abandonadas ou subutilizadas, diminui a incidência de queimadas, reduzindo a quantidade de emissão de gases do efeito estufa, aumenta a produtividade e a sustentabilidade da pecuária brasileira.


A degradação das áreas de pastagens é causada principalmente pelo manejo inadequado, pela ocorrência constante de queimadas, má adubação e escolha errada de planta forrageira a ser implantada no local. Todos esses fatores acarretam numa diminuição da fertilidade do solo, perda da capacidade de recuperação natural e redução na produção.


Com isso, é necessário levar em consideração quais são as correções necessárias no manejo, realizar uma avaliação de qual o melhor e mais eficiente tipo de plantio, executar uma boa escolha das forrageiras adequadas de acordo com as especificidades da região e o objetivo desejado na população animal da propriedade antes de introduzir uma área de pastagem.

bottom of page