top of page
Foto do escritorLarissa Glória

O Impacto da Agricultura nas Mudanças Climáticas


O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém as temperaturas médias globais. Ele ocorre quando parte da energia solar que chega ao planeta é refletida de volta ao espaço, enquanto outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da terra mantendo aquecida. Quando a concentração de gases na atmosfera aumenta, o efeito estufa fica mais intenso e o calor tem mais dificuldade em ir para o espaço elevando a temperatura média da Terra e causando mudanças climáticas. Com isso a poluição intensifica o efeito estufa e causa o aquecimento global.


O manejo que afeta a saúde do planeta 


  Hoje vamos associar o aquecimento global com a agricultura, a agricultura contribui para o aquecimento global através da emissão de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera, principalmente compostos de carbono (CO2 e CH4) e de nitrogénio (N2O).


O Papel das Plantas no Ciclo do Carbono


As plantas utilizam o dióxido de carbono para formar carboidratos, como açúcares solúveis, amido e as fibras que são chamadas de paredes celulares (celulose). A parede celular é a forma mais eficiente nas plantas de armazenar o carbono por um longo período de tempo, removendo-o da atmosfera, quando há aumento de queimadas e desmatamentos há também a liberação do gás carbônico, reduzindo a capacidade de absorção, aumentando a emissão e contribuindo com o efeito estufa.


Queimadas e Monoculturas: Desafios a Serem Enfrentados


Por isso é importante a redução de queimadas nas agriculturas, as monoculturas são as pioneiras das queimadas. Cultivar uma única espécie pode provocar a sobrecarga do solo, acarretando o esgotamento de seus nutrientes e, consequentemente, o empobrecimento nutricional. Para que a monocultura seja realizada, é preciso que a área seja preparada, para isso, é necessário desmatar grandes extensões de terra. O desmatamento provoca alterações no clima, perda da biodiversidade e extinção de diversas espécies, que perdem seu habitat e sua fonte de alimentação.


Caminhos Sustentáveis: Sistemas Agroflorestais (SAFs)


Hoje em dia temos algumas opções no qual são “amigas do ecossistema”, são eles os SAFs (plantio de árvores em associação com culturas agrícolas ou forrageiras) Os SAFs são uma estratégia de produção baseada em princípios ecológicos e econômicos que permite reunir espécies distintas em uma mesma área e, desse modo, proporciona produção duradoura e melhora o uso da terra.


Nosso dever


 Logo, é importante equilibrarmos a questão no que se trata de fatores contribuintes para o efeito estufa, esse texto é uma forma de impactar você de forma que entenda a importância de usarmos os recursos para produzirmos e, ao mesmo tempo, preservarmos nosso planeta. Nós da Rural Consultoria Júnior abrimos nosso processo seletivo com o tema do filme “A era do gelo” abordamos em nosso processo seletivo a questão do desequilíbrio climático que temos vivido mundialmente, falamos sobre o aquecimento global que está acontecendo em ritmo acelerado, consequentemente afetando o ecossistema e nos atingindo diretamente. Devemos nos preocupar e conscientizar o máximo de pessoas sobre a saúde do nosso planeta, a fim de sairmos da ignorância e adotarmos medidas para desacelerar o atual desequilíbrio desenfreado.

 

Rural Consultoria Júnior, há 13 anos plantando soluções e colhendo resultados!



 



0 comentário

Comments