top of page

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ANÁLISE DE SOLO?

Você conhece o solo da sua área?

Você agricultor, sabe da importância de conhecer não só sobre a fertilidade, mas também sobre a condição física do solo?

A análise química do solo só nos permite conhecer sobre o teor dos nutrientes essenciais e sobre o nível de acidez do mesmo, portanto, conhecer também sobre as características físicas do solo nos possibilita saber inclusive o tipo de plantação adequada ao local. Então, vamos conhecer mais sobre as análises físicas do solo e sobre como saber quais as condições do seu? É muito simples, fique ligado!

O que é textura do solo?

É a proporção de areia, silte e argila no solo. Essas partículas são diferenciadas pelo seu tamanho, sendo a areia a maior delas e a argila a menor. Através dela você identifica seu solo como arenoso ou argiloso.

Por que é importante?

A textura influencia em várias características do solo como a capacidade de reter água, a fertilidade e também sobre a possibilidade de ocorrência de erosão.

Então, como eu faço para saber mais sobre o meu solo?

1. Colete uma pequena amostra do seu solo em profundidades diferentes (0-20cm, 20-40cm e 40-60cm).

2. Em um pote, encha até a metade com a sua amostra destorroada.

3. Encha o restante com água deixando ainda cerca de três centímetros de ar.

4. Feche o pote e agite bem até obter uma mistura homogênea.

5. Reserve o pote sem mexer até o dia seguinte.

Após 24 horas, o conteúdo do pote estará disposto em camadas distintas após a precipitação. Examinando a proporção dessas camadas, pode-se ter uma noção de que tipo de solo você possui. Abaixo estão alguns exemplos para comparação, as proporções do meio são consideradas ideais.

Fonte: gardenersedge.com

Agora que você já sabe um pouco sobre as características físicas do solo da sua área, você pode decidir sobre o tipo de cultura e manejo são ideais às suas condições. Um exemplo disso é a situação de um solo muito arenoso, ele não retém tanta água e nutrientes como o solo argiloso, contudo melhores condições de drenagem são encontradas neste tipo de solo, não comprometendo as condições de aeração e não causando problemas quanto à resistência a penetração das raízes. Por outro lado, um solo mais argiloso possui melhores condições de disponibilidade hídrica e de nutrientes, podendo, porém, ser mais suscetível aos problemas de compactação e erosão. Fique atento às características do seu solo, o manejo correto é fundamental para o sucesso de sua cultura!

.

.

.

#solo #texturadosolo #UFRRJ #ruralconsultoriajunior #produçãoagrícola #produtorrural #analisedesolo #cadastroambientalrural

bottom of page