Você conhece o solo da sua área?
Você agricultor, sabe da importância de conhecer não só sobre a fertilidade, mas também sobre a condição física do solo?
A análise química do solo só nos permite conhecer sobre o teor dos nutrientes essenciais e sobre o nível de acidez do mesmo, portanto, conhecer também sobre as características físicas do solo nos possibilita saber inclusive o tipo de plantação adequada ao local. Então, vamos conhecer mais sobre as análises físicas do solo e sobre como saber quais as condições do seu? É muito simples, fique ligado!
O que é textura do solo?
É a proporção de areia, silte e argila no solo. Essas partículas são diferenciadas pelo seu tamanho, sendo a areia a maior delas e a argila a menor. Através dela você identifica seu solo como arenoso ou argiloso.
Por que é importante?
A textura influencia em várias características do solo como a capacidade de reter água, a fertilidade e também sobre a possibilidade de ocorrência de erosão.
Então, como eu faço para saber mais sobre o meu solo?
1. Colete uma pequena amostra do seu solo em profundidades diferentes (0-20cm, 20-40cm e 40-60cm).
2. Em um pote, encha até a metade com a sua amostra destorroada.
3. Encha o restante com água deixando ainda cerca de três centímetros de ar.
4. Feche o pote e agite bem até obter uma mistura homogênea.
5. Reserve o pote sem mexer até o dia seguinte.
Após 24 horas, o conteúdo do pote estará disposto em camadas distintas após a precipitação. Examinando a proporção dessas camadas, pode-se ter uma noção de que tipo de solo você possui. Abaixo estão alguns exemplos para comparação, as proporções do meio são consideradas ideais.
Agora que você já sabe um pouco sobre as características físicas do solo da sua área, você pode decidir sobre o tipo de cultura e manejo são ideais às suas condições. Um exemplo disso é a situação de um solo muito arenoso, ele não retém tanta água e nutrientes como o solo argiloso, contudo melhores condições de drenagem são encontradas neste tipo de solo, não comprometendo as condições de aeração e não causando problemas quanto à resistência a penetração das raízes. Por outro lado, um solo mais argiloso possui melhores condições de disponibilidade hídrica e de nutrientes, podendo, porém, ser mais suscetível aos problemas de compactação e erosão. Fique atento às características do seu solo, o manejo correto é fundamental para o sucesso de sua cultura!
.
.
.